28 de maio de 2010

Sotaque camaleônico

Adoro uma pessoa que tem uma patologia social engraçada, chamada de sotaque camaleônico, que é quando se altera o próprio sotaque de acordo com o sotaque da pessoa com quem se está falando. Especialistas afirmam que não há cura, nem tratamento para isto e que as pessoas que sofrem deste mal devem evitar congressos nacionais e internacionais por correrem o risco de entrar em surto mental.
A primeira vez que notei a patologia foi há alguns anos quando esta amiga me ligou para contar a resenha da noite anterior: Barbaridade amiga! A noite ontem foi tri-demais, tu tinhas que ter ido. Achei que ela estava curtindo porque tinha ficado com alguém do Sul. Passado um tempo ela me ligou para contar das férias no Recife: Vixe bichin, Ricifi é show, sabe?! Notei algo estranho, mas não quis ser desagradável por conhecê-la pouco. Até que um dia não agüentei, ela ligou dizendo que tinha conhecido alguém maravilhoso: Uai sô! Ô trem bão de beijar, Nú! É de Minas? Perguntei. Noss Sinhora! É di Contagi, Mines Gerais, sô! E porque você tá falando assim?Insisti. Assim como moss? Uma vez viajamos para Sampa e assim que desembarcamos, ela me lançou um Orra Meu! Tá um puta frio aqui meu! Resolvi me afastar da pessoa com medo de ser contaminada. Meses depois ela me ligou: Oxente Moca, que foi que sumiu? O bom e velho sotaque baiano, lento e ritmado, como tem que ser. Fiquei feliz, achei que minha amiga estava curada. Passou-se anos falando baianês, até que no final do ano passado recebi a terrível ligação: Ah Moleque, perdeu playboy! Vamoss Tomar umasss brejass amiga. Podíamos almoçar no mixtura, comer uma moqueaca. Choquei total! Ainda bem que a fase tarja preta durou pouco.
Confesso que estou preocupada com essa Copa na África, eu não vou dar conta de ouvi-la falando no sotaque de alguma tribo do interior do Congo, algo como: Moca, mo at isang dakilang kaibigan. Eu já presenciei falando espanhol do nada ao falar sobre Che Guevara e não foi legal.

4 comentários:

  1. eiiiiita domingo bão!!
    mt incrível moquinha!!

    bjitos

    jooo

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....SURREAL!!!TO tendo crise de riso aqui...meu Deusssss...to passando MALLLLLLLLL Moooca....rs....

    ResponderExcluir