21 de agosto de 2010

O Peixe Beta

Só hoje descobri que na época em que estava morando em Londres tinha um peixe Beta aqui em casa. Até ai nada demais. Depois soube que como era um peixe brigão, minha irmã colocava um espelho na frente do aquário para ele achar que era outro e brigar. Mas foi orientação do vendedor. Soube também que o peixe adorava o meu irmão e que quando o via dava pulos de alegria. Agora o mais impressionante foi o que eu ouvi da minha vozinha linda sobre o animado peixinho: Mó, o peixinho gostava tanto de Juan que gritava quando ele ele saia do quarto.

Pode isso? Peixe gritar? Especialista por favor se pronunciem.

O peixe durou 2 meses e morreu.

Bichos aquáticos nunca duraram muito aqui na família. O primeiro peixinho foi morto na primeira semana, quando Mamy resolveu lavar pela primeira vez o tanque, que era cheio de pedrinhas. Mamy, que é muito jeitosa providenciou uma bacia e virou o pequeno tanque do peixinho de vez, sem ao menos tirar o peixinho de dentro. O pobrezinho não morreu com o violento impacto do seu corpo com o plástico da bacia, mas sim com as milhares de pedrinhas, que cacetaram sua cabeça.
Lembro que quando era pequena ganhei um cagado, sabe Deus de quem e me divertia muito com ele. Jogava o bicho num tanque que tinha no quintal e usava uma raquete de plástico para tirá-lo d'água, depois de um tempo ele sumiu, passava a raquete laranja pelo fundo do tanque e nada, meu coração sangrava ao ver a raquete vazia. Passado uns meses minha Vó contou que tinha encontrado o bichinho boiando de barriga pra cima, ele estava morto. Ela resolveu não me contar de imediato. Nunca entendi como ele poderia ter morrido se não havia predadores ao redor, mal sabia eu que o perigo morava dentro da minha casa, dormia no meu quarto e ainda por cima era minha irmã, que só revelou o crime depois de muitos anos, muitos mesmo. Ela contou que sempre que eu saia também brincava com o Caguinho, daí um dia ela não encontrou a raquete no quintal e teve a brilhante ideia de usar um cabo de vassoura para localizá-lo, ela batia com o cabo no fundo do tanque em busca de um barulho diferente, disse que até ouviu um barulho de algo sendo esmagado, mas não achou que fosse a cabeça do pobre animalzinho indefeso. Ela só deduziu que havia assassinado meu Caguinho quando soube da sua morte, meses depois.
Manenha Felicia sofreu em silêncio pela culpa deste crime e só demorou para revelar este segredo por medo de que eu fizesse com ela o mesmo que ela fez com meu caguinho.

Imagina se eu seria capaz?!

4 comentários:

  1. ...
    Essa história está alterada!!!!
    Eu não matei nenhum peixe... isso foi obra de Big Felícia...
    A do cagado, eu só descobri que 'poderia' realmente ter sido a autora há poucos meses conversando com Moquinha!!!
    hunf..

    PROTESTO!

    ResponderExcluir
  2. Você precisa escrever com mais calma! Parece que saiu de uma maratona! Por que não postou a foto do peixe?

    ResponderExcluir
  3. Não postei a foto porque o peixe em questão é finado. Mas o sucesso do Blog foi tanto que Mamy já providenciou outro bichinho Beta, o nome é Miminho!

    ResponderExcluir
  4. Eu tive um beta em 1991 e eu e minha mãe ouvimos ele gritando uma vez, no dia em que um outro peixinho que ficava com ele no aquário morreu.

    ResponderExcluir