6 de abril de 2010

Niver de Vovy

Hoje, 6 de abril, é dia de celebração em minha casa, a minha vozinha que eu tanto amo completa 88 anos de vida, nada fácil. Ela conta que perdeu o pai aos cinco anos e como ela mesmo diz cresceu no cabo de uma enxada, nas horas vagas ajudava a mãe a cuidar dos quatro irmãos mais novos. Já ouvi essa história mais de mil vezes e sempre peço pra ela contar de novo. Ela teve que casar aos 16 anos para não morrer de fome e do vestido de noiva à cama utilizada para dormir na noite de núpcias, era tudo emprestado. A minha vozinha sabe o que é se mudar de uma cidade a outra no lombo de um jegue. Mas apesar de toda dificuldade, nunca perdeu a graça de viver. Criou sua única filha com dignidade e trabalho sentada numa máquina de costura e ensinou a ela os princípios básicos da vida: Amar a Deus e fazer o bem sem olhar a quem.
Cazuza só disse que o tempo não pára porque ele não conheceu minha avó, ela sim não pára: lava, passa, cozinha, quem chega aqui em casa acha que a gente explora a véia, mas é que ela não sabe o que é descansar, só na hora das novelas. Há uns meses ela fez uma cirurgia de catarata e na revisão tirou as dúvidas com o médico: Doutor, posso passar ferro? Não! E limpar a geladeira? Não! E lavar roupa? Não! (minha mãe já morrendo de vergonha) E varrer a casa? De jeito nenhum! Ave Maria que não posso fazer nada, antes tivesse morrido.
Quando eu estava morando em Londres, ela me ligava e mandava eu voltar pra casa logo para ela poder morrer em paz. Voltei há 4 anos e a danada tá vivinha e inteirona. Não estou reclamando não!
Vovy é uma figura engraçada que não deixou que a vida difícil lhe tirasse o bom humor e gaiatice, maior característica da nossa família, que passa de mãe para filha e que como podem perceber, já chegou em mim.
Ela chama todos os meus amigos de netinhos e está encantada que tem até neta loira.
Enfim, não podia deixar de registrar esse dia tão maravilhoso e pedir aos que conhecem a figura para orarem pedindo mais saúde e anos de vida para ela e para os que não conhecem, segue foto da mulher que me inspira a ser cada dia mais palhaça e lhe arrancar sorrisos.
Ps: Estavamos dançando o Créu! Amooo

7 comentários:

  1. Minha vozinha lindaaaaa!!!! O que ela precisa é de JUÍZO hein Moca!!!

    Amo Amo Amo Amo!!!
    "Dona Maria não páraaaa, não pára não, não pára" (Paródia de Cazuza, que vc citou)
    Beijos Mocreinha!!!

    Aneinha

    ResponderExcluir
  2. Não conheço Vovy, mas conhecendo a neta já dá pra ter uma idéia da figura que ela deve ser..rsrs. Que seja um dia especial, para todos na família e, principalmente, para essa matriarca guerreira e vencedora, que deve ser espelho para todas as mulheres da família. Parabéns Vovy. Parabéns Moquita...bjs..San

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço bem minha Vó Tiza! Parabéns pra ela e mtos anos de vida com mta saúde!
    ps: to devendo uma visita né amiga? rsrs
    Bjusssss
    Cissa.

    ResponderExcluir
  4. mta saúde e sorrisos sempre!!

    parabéns por ela e para ela!!
    quero conhecer vovy, tá!? me convida pra um biscoito com café e queijo!?

    amoo

    jooo

    ResponderExcluir
  5. Que coisa mais linda Moca!!!Sou APAIXONADA por vovós e espero que a sua tenha muitosssss anos pela frente!!!Ahh....se nao for pedir mto,queria ter a honra de conhece-la.bjooo

    ResponderExcluir
  6. Olha a minha vozinha linda!!!!!!
    Eu sou suspeita para falar dessa família...amooooo muito...

    Renatinha

    ResponderExcluir