19 de outubro de 2011

Preconceito Gringal

GRINGO é usado para se referir a qualquer pessoa do estrangeiro, indepentende do país de origem, em visita ao país.

Sempre achei que os estrangeiros eram muito valorizados no Brasil. Tinhamos a cultura de só achar bacana o que vinha de fora. Tinhamos. Hoje eu descobri que isso mudou e muito.
Enquanto trabalhava, escutei a conversa de duas queridas, que falavam dos bons tempos do Bar do Silva, o maior e único point de balada de PF:

- Eu fiquei com um gringo lá.
- Han Han
- Você nunca ficou com gringo?
- Nunca tive esse azar
- Eu só fiquei uma vez
- Você não achou nojento?
- Ele não parecia gringo, tinha cabelo preto. Pense num homem lindo? Cabelo preto!! O cabelo era preto.
- Não gosto de gringo, eles acham que brasileira é fácil, já chega querendo fazer tudo.
- Tudo o que? Eles não fazem nada, são bem devagar. Pra um gringo fazer alguma coisa tem que passar antes no Hemoba e tomar duas bolsas de sangue de nego!

Adoro minha queridas...

Pra quem não sabe a palavra Gringo surgiu após a compra pelos Estados fUdidos de terras habitadas pelos índios, em seu plano de expansão nacional. Os militares de uniformes verdes (GREEN) possuiam engalonagens douradas, (GOLD), acabou virando um código entre os mexicanos, cujos "olheiros" de fronteira alertavam da vinda iminente das patrulhas, gritando "GREENGOLD" nos vilarejos, como alerta à população.

Com o tempo, GREENGOLD se tornou a preconceituosa palavra GRINGO.

Mundo da Moca também é cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário